Marcadores

segunda-feira, outubro 03, 2011

Redação


PREFÁCIO: Trabalhando no Porto de Santos desde 1975, nesse período houve várias
Transformações, até que em 1997 o terminal que eu trabalhava foi arrendado
Pela empresa Santos Brasil, onde continuei trabalhando, quando essa empresa
Fez dez anos, na sua comemoração abriu um concurso de redação se fazíamos
Parte dessa história, concorri e ganhei. Pra-min foi importante porque pude contar
Um pouco da minha história no porto.

CONCURSO DE REDAÇÃO.
MAROTO
A história da SANTOS BRASIL, se eu faço parte?
Isso é fácil saber, redigir isso sim é difícil.

Em meados de 1981, surgia o TECON quando aqui cheguei; canteiro cinzento, máquinas plainavam o chão, armazém paredes que se erguiam, cais, betoneiras que os abastecia, caixa d’água que ia pro alto, portaria que se fechava, portêiner em peças que sobreposta se levantava.
Até que em 30 de agosto de 1981, o então Presidente João Figueiredo com sua comitiva aqui chegou, o que vieram fazer, apertar um botão, sirene a soar, portêiner a se movimentar, feito a inauguração. Em 1° setembro, do mesmo ano, desce o primeiro contêiner de 20’, o MOLU 2304760, cenas que bem de perto presenciei. E Agora? O que está por vir? A SANTOS BRASIL, com assinatura do contrato de 28 novembro de 1997. E aí José? Desconfiança para todo lado, o que será de nós? Calma gente, o sol nasce para todos e a sombra para quem procura, a SANTOS BRASIL, procurou tecnologia de ponta, informatização e logística.
E os seres humanos? Isso eu vi e aprendi, antes de se tornarem, tecnocratas que nos tornem pessoas, foi feito à proposta e eu mudei, mais tolerante, mais amigo, mais amável. Gente o que mais? O Sr. Diretor nos diz que, nós somos os melhores em operação de terminais. Sim, nossa existência não é uma aventura. Aqui eu vejo tanto o mar, onde o navio descansa, vamos trabalhar, o suor nos ensopa, isso é trabalho não é tormento, quer outra camisa? Não! Estou no sufoco, mais tarde eu troco. O navio saiu, vai trabalhar, missão cumprida!  Vamos descansar.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Francisco B. Maroto.  30/11/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário